Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Me, myself & EM

O meu blog :) Finalmente!!! Espero que possa contribuir, de alguma forma, com alguma "ajudinha" a toda a gente que padece e partilha de EM (ou a dita cuja, Esclerose Múltipla). A todos, desejo: "Um dia de cada vez"!

Me, myself & EM

O meu blog :) Finalmente!!! Espero que possa contribuir, de alguma forma, com alguma "ajudinha" a toda a gente que padece e partilha de EM (ou a dita cuja, Esclerose Múltipla). A todos, desejo: "Um dia de cada vez"!

10 anos de esclerose

Este ano fez dez anos que descobri que tinha esclerose múltipla. Tinha 26 anos nessa altura e achava que tinha saúde para dar e vender. Aprendi que não é bem assim. Não há dinheiro no mundo que compre saúde, não há nada garantido também e acho que todos aprendemos um bocadinho sobre o assunto com o covid. Ao olhar para trás penso no orgulho que tenho em mim hoje. Poderia dizer que sou uma desgraçadinha por ter uma doença debilitante e progressiva, no entanto, deixo o desgraçadinha para quem queira abraçar esse rótulo. A vida com EM fez-me dar uma volta de 180 graus na minha vida. Hoje sou muito mais saudável do que era com 26 anos. Fui obrigada a reinventar-me, a treinar várias vezes por semana, a comer em condições e principalmente, a aproveitar a vida como se fosse o último dia. O copo meio cheio não se encaixa mais aqui, ou se bem que é para se ser feliz enquanto cá estamos ou então não vale a pena. Ao fim de dez anos, 2/3 dos pacientes com esclerose múltipla podem progredir para a esclerose secundária progressiva, um estado em que os surtos são mais frequentes e não há total recuperação deles, ficando com sequelas. Há dez anos atrás lembro-me de só ter pedido mais dez anos. Hoje peço mais dez. E é um orgulho olhar e ver que há mais de 5 anos que não tenho nada. É um orgulho as pessoas dizerem-me que viram um programa sobre esclerose e que eu não tenho nada comparado. É um orgulho ver as voltas que a minha vida deu até aqui e nunca ter baixado os braços. Por isso, só tenho de agradecer. Por estes dez anos, pela EM, por ter mudado a minha perspectiva de vida, por ver que nem tudo é mau e por ter pessoas extraordinárias à minha volta que me fazem querer estar cá mais dez anos. Vivendo dia a dia, como se fosse o último 😉 a todos o meu bem-haja🙏

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.