Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Me, myself & EM

O meu blog :) Finalmente!!! Espero que possa contribuir, de alguma forma, com alguma "ajudinha" a toda a gente que padece e partilha de EM (ou a dita cuja, Esclerose Múltipla). A todos, desejo: "Um dia de cada vez"!

Me, myself & EM

O meu blog :) Finalmente!!! Espero que possa contribuir, de alguma forma, com alguma "ajudinha" a toda a gente que padece e partilha de EM (ou a dita cuja, Esclerose Múltipla). A todos, desejo: "Um dia de cada vez"!

Stress

IMG_20190312_190826.jpg

 

O stress é uma das principais causas de surtos. Quando estou mais sob stress sinto automaticamente mais dormências que o normal no corpo. Como se alivia? Não sei… Às vezes é preciso uma dose de “muita calma nessa hora”. O exercício, mais uma vez ajuda bastante no “desestressar”. Há algumas coisas que costumo fazer para me ajudar a equilibrar, por isso, isso depende sempre novamente de nós. Há uns tempos li qualquer coisa, de alguém que dizia que a solução para a felicidade passava por fazermos aquilo que gostamos. Pensei durante uns dias sobre o assunto, no que gostava de fazer diariamente e comecei a integrar aos poucos na minha rotina essas coisas. Ao fim de um mês estava a fazer caminhadas ao ar livre depois de treinar, com a Buba. Depois comecei a fazer caminhadas com amigas à noite. E ineditamente, isto acaba por resultar bastante. Hoje em dia se passar uma semana sem caminhadas ao ar livre já é o suficiente para as coisas não correrem tão bem. Para quem gosta, por exemplo, a yoga também é um bom método para relaxar, isto porque se caracteriza por um desporto mais calmo, com bónus de meditação no final. Há vários estudos que comprovam que a meditação trás inúmeros benefícios para a mente humana. Eu pessoalmente, tenho-me esforçado com bastante afinco até, para a tentar fazer, mas até agora, normalmente deixo-me dormir a maior parte das vezes… De resto, é tentarem arranjar estratégias para tentarem controlar tudo isto. Uma das coisas que também aprendi com o passar do tempo, foi a afastar-me de pessoas e coisas tóxicas, se não te acrescenta nem te faz bem, liberta-te. Basicamente é isto. Fazerem o que gostam e o que querem realmente. Claro está que nada disto é linear, às vezes é muto fácil stressarmos, mas a questão a colocar será: E vale a pena?

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Inês Santos 04.04.2019

    Olá Juliana!
    O stress consegue ser irritante no que toca a surtos😂 comigo basta irritar-me mais que o costume com alguma coisa, lá voltam as dormências nas mãos ou nos pés... Isso e não dormir... Não falha... Mas sim, o caminho é esse... Eu costumo dizer que pratico o "desapego", não por não me preocupar, mas porque às vezes temos mesmo que nos "desapegar" de coisas, situações e inclusive pessoas tóxicas que nos "roubem" a nossa estabilidade psicológica 😉 . Beijinho
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.